Cinema Seis e Meia

CINEMA SEIS E MEIA É CINE + CULTURA - Implantado em 2007, o Projeto Cinema e Seis e Meia foi um dos Pontos de Difusão Digital (PDD's) instalados em todo o país, pelo Ministério da Cultura, para democratizar o acesso da população brasileira à sétima arte. Agora, com as mudanças no programa, que vão permitir a ampliação das ações, os PDD's passam a se chamar Cine + Cultura.

O
Projeto Cinema Seis e Meia, da Prefeitura de Vitória da Conquista, vem atuando na formação de platéia, na valorização da produção nacional e exibição de clássicos da cinematografia mundial, difundindo o gosto pelo cinema. As sessões são realizadas às quartas-feiras, às 18h30, no Teatro Municipal Carlos Jehovah, com entrada franca.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Dia 04/08 Ensaio Sobre a Cegueira

Sinopse

Esta é a história sobre uma inédita cegueira, inexplicável, que se abate sobre uma cidade não identificada. A tal epidemia manifesta-se, primeiramente, em um homem no trânsito e, a passos lentos, vai se espalhando pelo país até que todos fiquem sem a visão e reduzidos a seres que lutam para satisfazer suas necessidades básicas. Nessa situação, expõem seus instintos mais rudimentares. À medida que os afetados são postos em quarentena e os serviços do Estado começam a falhar, a mulher de um médico, a única pessoa que não é afetada pela doença, passa a ser os olhos da humanidade. O filme, dirigido por Fernando Meirelles, de O Jardineiro Fiel e Cidade de Deus, pelo qual foi indicado ao Oscar de Melhor Diretor, é baseado na obra de José Saramago, único escritor da língua portuguesa a receber o primeiro Nobel de literatura.


Título Original:   Blindness
País - Ano:  EUA - 2008
Direção:  Fernando Meirelles
Elenco:  Julianne Moore, Alice Braga, Mark Ruffalo, Yusuke Iseya, Don McKellar, Maury Chaykin
Duração:  121 minutos
Gênero:  Drama

Um comentário:

  1. Ná sessão passada, com o filme dirigido por Fernando Meirelles, Ensaio Sobre a Cegueira, alguns comentários foram realmente interessantes. Em primeiro, Aiume nos falou da visão do diretor ao nos mostrar uma cegueira "branca", como uma claridade. Reforçado nos argumentos por Mauronildo, do quanto é relativo um conceito sobre cegueira. Em seguida, lembrei do conceito da "Caverna de Platão", quando se está na escuridão e sai para claridade, como um choque que ofusca a pessoa com a nova realidade, para aos poucos entender tudo que se apresenta então. Seguiu por reestruturação social, a partir de uma cegueira como elemento reestruturador, no que houveram muitas aberturas filosóficas quanto ao que é natural e o que nos parece artificial. Uma contraposição daquilo que é humano, da natureza humana, ou de uma natureza bárbara, também, parte deste contexto. Por fim, considerei um aspecto de que ao final, tinha-se uma nova família, originada dessa reestruturação social, como uma espécie de família global, unida por um sentimento de humanidade.

    ResponderExcluir