Cinema Seis e Meia

CINEMA SEIS E MEIA É CINE + CULTURA - Implantado em 2007, o Projeto Cinema e Seis e Meia foi um dos Pontos de Difusão Digital (PDD's) instalados em todo o país, pelo Ministério da Cultura, para democratizar o acesso da população brasileira à sétima arte. Agora, com as mudanças no programa, que vão permitir a ampliação das ações, os PDD's passam a se chamar Cine + Cultura.

O
Projeto Cinema Seis e Meia, da Prefeitura de Vitória da Conquista, vem atuando na formação de platéia, na valorização da produção nacional e exibição de clássicos da cinematografia mundial, difundindo o gosto pelo cinema. As sessões são realizadas às quartas-feiras, às 18h30, no Teatro Municipal Carlos Jehovah, com entrada franca.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Cinema e Poesia


Quarta dia 13/10/2010
às 18:30h

Este programa, que se vale da linguagem poética para criar sua narrativa fílmica, traz seis curtas-metragens com opções estéticas e estilísticas tão distintas quanto são os universos poéticos para os quais eles se voltam. O poeta do Castelo, com Manuel Bandeira encenando a si próprio, emula a sobriedade e a simplicidade dos versos do poeta. O anárquico Assaltaram a gramática antecipa a linguagem do videoclipe ao apresentar poetas marginais brasileiros de forma ficcional e performática. Em Soneto do desmantelo blue, Cláudio Assis traduz ritmicamente a visualidade e a plasticidade da poesia de Carlos Pena Filho. A animação Patativa busca inspiração no cordel para narrar a vida do poeta cearense Patativa do Assaré. Já O dono da pena faz uma transposição literal do poema do goiano Marcos Caiado. Diferentemente, em Caramujo-flor, o prazer da palavra encontrado em Manoel de Barros ecoa em imagens tão sensuais quanto surreais criadas por Joel Pizzini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário